sexta-feira, 27 de julho de 2012

Reciclagem de coco



Para ajudarmos nosso planeta, uma boa opção é a reciclagem. Pois é, a reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

Uma nova forma de reciclagem vem do coco. Todos os dias, caminhões cheios de coco verde são levados para um galpão no Parque Ambiental Sambaituba. O local, que há 10 anos funcionava como um lixão abriga um grande centro de reciclagem.

Em um primeiro momento, caminhões da cooperativa passam em quatro pontos da cidade para recolher os cocos verdes. Eles são levados para o galpão e colocados em grandes sacos. A maioria deles estão abertos, sem a água, e são colocados no processador. Passam por um triturador e a parte líquida é despejada em uma bacia. A fibra, que é a casca do alimento, e o pó, produzido durante a trituração, são encaminhados para o classificador, que é responsável por separar os dois produtos.

Após esse processo, o pó fica apto para virar adubo, mas, antes, passa por um processo de fermentação. “Temos que tirar os sais que podem matar a planta. Por isso o adubo tem que ser lavado”, explica Antonio Marcos dos Santos, um dos integrantes da equipe composta por sete pessoas que realiza a reciclagem do coco. O substrato fica pronto após cerca de 3 meses de processos. Esses resíduos são usados para jardinagem em plantas ornamentais e podem ser misturados com esterco animal para fazer adubo orgânico. O produto também serve para a alimentação de animais, na complementação de rações, mas, nesse caso, é necessário um tratamento especial.

Já as fibras, as cascas do coco, saem direto da máquina e devem ficar secando ao sol. Depois, elas são agrupadas em fardos.

Então não esqueça que você pode aproveitar o coco antes, durante e depois. Ajude a natureza!